QUALIFICA BIRIGUI

 Com o objetivo de preparar os biriguienses para os novos desafios do mercado de trabalho e a retomada do crescimento econômico, a Prefeitura de Birigui lança o programa Qualifica Birigui, um canal que centraliza as ofertas de capacitações profissionais gratuitas disponíveis no município.

 Trata-se de uma iniciativa pioneira da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), CTER (Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda) e instituições parceiras. Os cursos podem ser acessados pelos sites da Prefeitura (birigui.sp.gov.br) e da SDE (sedecti.org/qualificacao/).

 O Qualifica Birigui visa oportunizar cursos que atendam as demandas da cidade, ampliando a quantidade de trabalhadores qualificados para inserção no mercado de trabalho. O projeto está inserido em um conjunto de políticas públicas de emprego, renda e qualificação em implementação no município.

 “Para alcançar o objetivo, a SDE, CTER e parceiros fizeram um mapeamento e centralizaram os cursos gratuitos de capacitação oferecidos pelas diversas instituições de nossa cidade em uma única plataforma para facilitar o acesso e conhecimento de toda a população”, explicou o prefeito Leandro Maffeis.

PARCEIROS

São parceiros do projeto a Prefeitura, por meio da SDE e CTER; instituições do Sistema S (Sebrae, Senai, Sesc, Senac e Sesi); Sinbi-UNISINBI; Fateb; Etec Dr. Renato Cordeiro; Instituto Federal de São Paulo – campus de Birigui; Acib; Ciesp,Secob, entre outras.

 “O trabalho conjunto, articulado e a união das instituições locais favorece a iniciativa que encontra-se também inserida em um importante projeto que conta com o apoio da municipalidade e das entidades de Birigui denominado PDL (Programa de Desenvolvimento Local)”, disse o secretário Nivaldo Albani.

 A proposta do programa Qualifica Birigui está em sintonia com as diretrizes da política de desenvolvimento econômico do atual governo municipal, que estabelece como norteadores a gestão eficiente dos recursos públicos, alicerçado nos pilares do fortalecimento dos pequenos negócios.

 Conforme Albani, as diretrizes estão pautadas também no estímulo a abertura de novas empresas, na atração de investimentos, no apoio aos setores produtivos e na consolidação do desenvolvimento econômico local no município, com a geração de emprego e renda.

 Os interessados podem acessar o site da SDE para pesquisar as oportunidades disponíveis (http://sedecti.org/qualificacao/) ou entrar em contato pelos telefones: (18) 3644-5148 ou (18) 3641-6270. A secretaria fica na rua Nilo Peçanha, 301, Centro.

As instituições que queiram participar do programa e oferecer oportunidades gratuitas de cursos de qualificação também podem fazer contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para inserção das oportunidades na plataforma do Qualifica Birigui.